terça-feira, outubro 31, 2006

Dia de Todos os Santos

Sim, porque ele se aproxima, há uma questão de extrema importância, que NUNCA foi referida, e que é, a meu ver, escandalosa!
Tudo se resume a isto:

-Por que razão é que os Santos têm dois dias seus!?

Sim, porque embora não os festejemos, todos sabemos que quase cada dia é dia dedicado a um qualquer santo (e na minha opinião é daí que vem a expressão "Todo o Santo dia"). Agora pergunto eu: O que são os santos mais que eu? (e não me respondam "santos").
Motivado por esta incrível desigualdade de direitos, ainda por cima num Estado que se diz/quer laico, exijo festejar o meu dia de nascimento e ainda um "Dia de Todos os Nascimentos"!

Sem mais nenhuma imbecilidade para dizer,
Bode_expiatório.

terça-feira, outubro 17, 2006

Greves

Não gosto de fazer comentários politicamente carregados no Amsciano, mas há coisas que são demais. Falo das greves dos professores. Eu noutro dia qualquer até pesquisava pormenorizadamente o assunto (o que, admitidamente, não fiz) e arranjava uma analogia com piada, mas infelizmente amanhã tenho teste, e na minha escola os professores trabalham.

Os professores têm uma responsabilidade social enorme, dado que são eles que possibilitam a existência das outras profissões. Espera-se deles uma dedicação ao trabalho que não se espera de mais nenhum ofício (salvo talvez os médicos). É mais que um emprego, é uma contribuição valiosa para a sociedade, e as pessoas deviam ter consciência disso antes de irem para o Ensino. É por isto que eu não entendo estas greves semanais.

O que os professores querem, no fundo, é continuar como estão. Isto é, subirem de escalão e portanto de ordenado sem terem de prestar quaisquer provas. Não interessa os argumentos que essa associação vigária chamada FENPROF arranje, o ponto da questão é este. Eu também gostava imenso, não se iludam! Era giríssimo eu obter diplomas consoante os anos que estava na escola, e não ser avaliado. Mas o que ia acontecer se eu não fosse avaliado? Óbvio, ia desleixar-me e tornar-me um preguiçoso. Hem.

No fundo aquilo de que estamos a falar é do darwinismo mais puro: Os bons professores, os que se conseguem adaptar, têm boas avaliações e progridem. Os que não querem trabalhar (que são muitos), têm más avaliações e ficam para trás. É a selecção natural, através da qual o nível dos professores, em princípio, há de melhorar.

Por outro lado, as greves repetidas neste caso são uma imbecilidade por várias razões:
1-Prejudicam os alunos, que de nada têm culpa (e caso não se recordem, a escola serve para servir OS ALUNOS)
2-As opiniões da FENPROF e do ministério já foram mais que estabelecidas, trocadas e discutidas. Não há necessidade de greves (ainda por cima de vários dias!)
3-Estão a decorrer negociações. As greves servem para as pessoas se fazerem ouvir, mas se estas já se estão a fazer ouvir da forma diplomática e civilizada, para quê uma greve?
4- Não há 4, estou só a enrolar.

Bem, eu odeio cair em clichés, mas a verdade é que o Portuga gosta bastante de fazer gazeta. Eu, que devia estar a estudar História, sou prova viva disso. No entanto, não aceito que os professores estejam a usar o direito constitucional da greve para tirar licenças e fazer gazeta, quando na realidade nenhuma injustiça lhes está a ser imposta.

EDIT: Já agora, devo lembrar que o estado precisa desesperadamente de cortar nas despesas. E, apesar da sua admitida importância social, os professores não são excepção.

Nota: Nenhuma pesquisa foi feita para este post, que foi escrito em 4.13 minutos. Se eu tiver dito uma barbaridade qualquer, o que é provável, por favor avisem-me. Agora com licença, que tenho de estudar.

sexta-feira, outubro 13, 2006

O Maior Português de Sempre (piadas secas não, se faz favor).

E não é que alguém teve a ideia de escolher o maior português de sempre? Que gente tão levada da breca! Que marotos! E agora, como é que vamos descalçar esta bota?
Esta iniciativa realmente é muito engraçada, mas é tão injusta! Seria muito mais simples agrupar os candidatos em categorias e ganhava o melhor dentro da sua especialidade. E mesmo assim é deveras complicado! Na categoria de música, por exemplo, como escolher entre o Roberto Leal (sim, eu sei que este senhor não é português, mas está sempre em Fátima e até sabe o hino, tá?) e o José Cid?! Ou em Literatura, quem deverá vencer, a Margarida Rebelo Pinto ou a Rita Ferro? Impossível decidir, são ambas símbolos supremos da literatura portuguesa e as suas obras nunca metem sexo e personagens chamadas Madalena, que casam com o Fernando mas dão quecas quentes no elevador com o Martim. Claro que não me esqueço dos grandes nomes da representação, como a Diana Chaves ou o Alexandre Frota. Pois não, o Frota também não é português, mas se Portugal lhe oferecer um programa de televisão ele nacionaliza-se num ápice. Vamos rezar para que isso aconteça.
Em desporto, a escolha seria fácil: Cristiano Ronaldo, esse tigrão sensual do futebol português, e visto que futebol é o único desporto que existe, a escolha torna-se ainda mais fácil, mas o Jorge Gabriel, desde que desenvolveu uma obsessão por ser treinador do Sporting, tem vindo a tornar-se num forte candidato, já que na categoria de televisão não se safa. Vencedor: Manuel Luís Goucha, o melhor amigo das velhinhas.
Enfim, temos outro problema: onde agrupar autênticos marcos históricos como o Macaco Adriano, o Zé Maria das galinhas, a Lili Caneças (ai, como eu gosto de senhoras trabalhadoras!), o Carlos Castro, o José Castelo Branco (PORQUE ESTE PAÍS PRECISA QUE PESSOAS COM CLASSE!), a Pomba Gira, o Zezé Camarinha (um James Dean português agora que tirou o bigode) ou aquele velhote que está sempre no Fiel ou Infiel? vestido de rambo, o Rambinho?

Façam as vossas apostas. Eu aposto no Samuel, o intérprete do inesquecível "O Bacalhau Quer Alho", pois ressuscitou E ainda teve direito a uma reportagem! E vós, meus queridos, votam em quem?

sábado, outubro 07, 2006

Bairro alto

Hm... são 2 da manhã e eu e a prsna_bradavica estamos num cyber-bar duvidoso no bairro alto a beber bebidas não-alcoólicas. Na televisão, a escova rotativa Velform alisa o cabelo de uma beldade frustrada com as escovas convencionais. A sangria que há uma hora corria no nosso sangue já se esvaiu, no meu caso, mas a prsna_bradavica bebeu uns 2 jarros, sua devassa. Isto é mesmo post de bêbados, o que é estranho, dado que eu estou sóbrio. A Raquel Câmara bebe uma Morangoska e eu bebo Coca-Coska. O seu amigo católico, que é um fixolas chamado [inserir nome aqui quando me lembrar] bebe água, ou então vinho diluído do padre, que é parecido.

PRSNA_BRADAVICA: o padre teodoro é podre de sexy!ehhjgfkkgndlgs GOD BLESS YOU! HEIL AMSC! (pra quem não sabe, o padre teodoro é tipo Padre Amaro nazi dos putos, um bocado parecido com o Noddy, e o Amsciano foi buscar a sua COCA (cola), para disfarçar que não bebe.) Oh não, ele voltou, tenho que disfarçar.

AMSCIANO:Pois pois sua pega! eu bem sei! EFÉMERA

Boa noite.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Juventude

Juventude é o total de horas de aulas que tu consideras inúteis e dessinteressantes, mas quem és tu para considerares alguma coisa, meu reles?; é essa coisa que te provoca um sentimento de combustão cada vez que te deparas com ela, mas acho bem que permaneças "apagadinho", porque quem és tu para reagires?; é a hora do dia a que os boémios chegam a casa estafados e prontos para dormirem profundamente enquanto que tu tens que "acordar" porque o teu futuro começa às 8h30 (apesar de pensares - lá estás tu a pensar, que mania!- que vai acabar na esquina de uma igreja a pedir esmola); é o conjunto de vezes que as pessoas que vêem O Jornal Nacional te chamam estúpido, é o velho rabugento que não aguenta a tua felicidade (pudera! Quem te manda ser jovem?), é quando empregadas de mesa riem trocistas porque te enganaste e disseste "pizza vegetariana" em vez de "pizza de legumes", empregadas essas que nem devem saber que, afinal, o tomate é um fruto, mas o que é que isso interessa, para que é que já estás a insinuar coisas sobre as empregadas, seu arrogante, tens tudo na vida, não te falta nada e é só queixas, queixas e mais queixas!; é escrever textos de caca a estas horas sabendo que amanhã vais acordar estafado (mas com que direito é que te julgas digno de saber ou sequer de acordar e ainda teres sono?!)