domingo, setembro 10, 2006

Concertos, rouquidão (e alguma razão?)

Certamente que todos vocês, quer em concertos a que já assistiram quer na televisão quer em músicas versão live, conhecem aqueles a quem gosto de chamar Natural-born Screamers.
Isso mesmo! E não, não falo daquelas pessoas que gritam uma vez por outra, levados pela emoção, falo sim daqueles que, digamos, gritam compulsivamente.
Os Natural-born Screamers são, geralmente, fáceis de identificar. Um dia depois do concerto estão visivelmente cansados, olheiras monstruosas, rouquíssimos e, mesmo assim, estão mais felizes do que todos aqueles que os rodeiam.
Uma vez que acredito que se tratam de dois seres diferentes, o "Natural-born" e a sua garganta, unidos numa simbiose quase perfeita, como forma de consencializar o "hospedeiro", sugiro que sempre que encontrem um exemplar desta espécie (normalmente do sexo feminino - que me desculpem as leitoras) que sigam o seguinte modelo de conversa:

Leitor: Então, estás rouca(o)? Que aconteceu?
N-bS: Concerto! (a resposta será esta em 99% dos casos)
Leitor: Mas afinal foste assistir ou actuar!?

Digam-me lá se esta pergunta não faz todo o sentido? Pronto, talvez nem faça, mas isso porque, na maioria dos casos, nem o cantor fica rouco. Os artistas, ao contrário do público, costumam controlar o "alien" que têm dentro de si.
Levanta-se então uma questão: Porquê gritar?
Em seguida deixo algumas possíveis respostas e respectivos comentários.

1. "Porque gosto!" - Pois... Eu também gosto de muitas coisas, mas ficar rouco (ou mesmo afónico) não faz parte da lista. Convosco é diferente? Não me parece.

2. "Para os músicos saberem que estou lá." - Yeah, right... Primeiro, conhecem-te? Segundo, reconhecem-te pelos gritos? Terceiro, (e só para me esclarecer) descobrem-vos quando vocês lhes estragam as músicas ou ainda antes?


3. "Para apoiar os músicos." - Ai sim? Convido-vos a chamar o vosso músico de eleição (sim, esse cujo concerto encheram de gritos serve perfeitamente) até vossa casa e peçam-lhe para vos berrar aos ouvidos "all night long". Vão ver como se sentem apoiados.

Natural-born Screamers que possam estar "à escuta", metam a mão na consciência, ou então na garganta (ATENÇÃO: Não levar à letra, podem sufocar) e lembrem-se de que pagamos para ouvir música e não sons primitivos em jeito de aclamação.

Sei o que podem estar a pensar, mas está cientificamente provado (e isto diz tudo!) que eu tenho razão.

2 comentários:

Ju_prsna_bradavica disse...

O que vale é que as vozes roucas estão na moda... não se encontra ninguém que não diga "AI eu adoro vozes roucas, são tão sexys!"

Grungy Munchy disse...

Sim, mas gajas com voz de bagaço é um bocado estranho. Embora eu curta PJ Harvey e Patty Smith.