terça-feira, outubro 17, 2006

Greves

Não gosto de fazer comentários politicamente carregados no Amsciano, mas há coisas que são demais. Falo das greves dos professores. Eu noutro dia qualquer até pesquisava pormenorizadamente o assunto (o que, admitidamente, não fiz) e arranjava uma analogia com piada, mas infelizmente amanhã tenho teste, e na minha escola os professores trabalham.

Os professores têm uma responsabilidade social enorme, dado que são eles que possibilitam a existência das outras profissões. Espera-se deles uma dedicação ao trabalho que não se espera de mais nenhum ofício (salvo talvez os médicos). É mais que um emprego, é uma contribuição valiosa para a sociedade, e as pessoas deviam ter consciência disso antes de irem para o Ensino. É por isto que eu não entendo estas greves semanais.

O que os professores querem, no fundo, é continuar como estão. Isto é, subirem de escalão e portanto de ordenado sem terem de prestar quaisquer provas. Não interessa os argumentos que essa associação vigária chamada FENPROF arranje, o ponto da questão é este. Eu também gostava imenso, não se iludam! Era giríssimo eu obter diplomas consoante os anos que estava na escola, e não ser avaliado. Mas o que ia acontecer se eu não fosse avaliado? Óbvio, ia desleixar-me e tornar-me um preguiçoso. Hem.

No fundo aquilo de que estamos a falar é do darwinismo mais puro: Os bons professores, os que se conseguem adaptar, têm boas avaliações e progridem. Os que não querem trabalhar (que são muitos), têm más avaliações e ficam para trás. É a selecção natural, através da qual o nível dos professores, em princípio, há de melhorar.

Por outro lado, as greves repetidas neste caso são uma imbecilidade por várias razões:
1-Prejudicam os alunos, que de nada têm culpa (e caso não se recordem, a escola serve para servir OS ALUNOS)
2-As opiniões da FENPROF e do ministério já foram mais que estabelecidas, trocadas e discutidas. Não há necessidade de greves (ainda por cima de vários dias!)
3-Estão a decorrer negociações. As greves servem para as pessoas se fazerem ouvir, mas se estas já se estão a fazer ouvir da forma diplomática e civilizada, para quê uma greve?
4- Não há 4, estou só a enrolar.

Bem, eu odeio cair em clichés, mas a verdade é que o Portuga gosta bastante de fazer gazeta. Eu, que devia estar a estudar História, sou prova viva disso. No entanto, não aceito que os professores estejam a usar o direito constitucional da greve para tirar licenças e fazer gazeta, quando na realidade nenhuma injustiça lhes está a ser imposta.

EDIT: Já agora, devo lembrar que o estado precisa desesperadamente de cortar nas despesas. E, apesar da sua admitida importância social, os professores não são excepção.

Nota: Nenhuma pesquisa foi feita para este post, que foi escrito em 4.13 minutos. Se eu tiver dito uma barbaridade qualquer, o que é provável, por favor avisem-me. Agora com licença, que tenho de estudar.

17 comentários:

Ju_prsna_bradavica disse...

Sim, tens uma certa razão. Eu que sou completamente a favor de manifestações (coisa que eu sei que não achas muita piada lol) e greves, tenho que concordar contigo devido aquilo que escreveste nos pontos 3 e 4. Se já estão em negociações, para quÊ tanto escÂndalo? No entanto, sem querer estar a entrar em conspirações, não temos provas de que as coisas estejam mesmo em negociação...
E achas mesmo que na nossa escola não se faz greve porque os professores são muito trabalhadores? Imagina os professores da AMSC a fazerem greve...Agora imagina-os a serem despedidos. Eu imagino perfeitamente. Posso estar a ser exagerada, mas o que esperar de uma escola que nem sequer incentiva a criação de uma Associação de estudantes? Se reparares os stores refilam e não é pouco, mas conseguem ter menos atitude que nós. E nem têm assim tantos motivos de queixa visto que estão numa escola feita para eles e para os empregados.
A principal preocupação devia ser revolucionar o ensino, acho que isso beneficiaria tanto alunos como professores. Quando me explicarem a grande função dos testes, exames e tpc's agradecia. Só servem para anular o interesse.

belard disse...

Não, servem para os alunos terem um objectivo. Eu sei que num mundo perfeito os alunos estariam interessados e motivados naturalmente, mas infelizmente não é assim, e os testes são essenciais. TPC's já são mais dispensáveis. E os exames eram mais úteis se não fossem tão mal feitos.

Já agora, eu não sou contra as manifestações e contra os sindicatos, pelo contrário. Mas irrita-me a estupidez e a preguiça disfarçada de luta pela justiça. (rimou.)

Mokas disse...

Voltando ao ponto ' professores da amsc', é obvio que nunca se iriam manifestar! porque têm um enorme leque de professores INUTEIS E INCOMPETENTES. Passo a citar: Prof de Matemática A ( pois, nem sequer me lembro do nome dela! no entanto, ela podia ser optima a MACS, mas a matematica A era uma eterna incompetente ); Prof Matemática até ao 9º ANO: Mª Fidalgo ( alguem que diga que teve uma boa preparaçao?! Mesmo que as professoras do secundario fosse alguma coisa de extraordinário, a mª fidalgo NUNCA conseguiu ensinarnos nada de jeito visto que todos os anos dizia que se ia reformar e por isso cagava em nós ).. Ora, visto que em professores de matemática temos uma boa variedade, nem sequer vou me dar ao trabalho de escrever dos outros. Porque para quem anda lá desde a 1º Classe, é claro que têm conhecimento desdas falhas Amscianas!
Voltando ao tema 'GREVE'. Num colégio ( tal ocmo foi mencionado ) que é feito para professores e empregados onde nem uma associaçao de estudades existe, nem incentivos a uma viagem de finalistas NEM SEQUER INCENTIVOS A ACTIVIDADES EXTRA CURRICULARES ( teatro ANNIE, Volley e afins ), os professores não têm com que se queixar! nao Tem obrigaçao nenhuma se nao fazer o seu trabalho de professor. Entrar numa sala, dar aulas e ir para casa descansar. Como nao ha problemas disciplinares.. mais facil é!
A Academia é um exemplo da NAO adesao À greve! Não têm motivos nenhuns para o fazer.. o seu trabalho ( mal feito) nao é avaliado, não têm projectos extra-aula. Pois, ja me perdi no meu raciocinio, acho que ja esta tudo uma barafunda visto que estou no meio da aula de area de projecto e ja tive que fechar a janelinha 3 ou 4 vezes! se me tiver esquecido de qualquer coisa, escrevo outro post a conpletar. Um beijinho a todos.. tenho saudades vossas ( NAO DA STORA DE MATEMATICA )

belard disse...

Oh, isso são os alunos de Matemática que são esquisitos.

(Muhahaha)

Ju_prsna_bradavica disse...

Oh, apesar dos alunos de matemática A serem uns eternos insatisfeitos, a psicopata tem razão. E Amsciano, não me parece que estes métodos de avaliação incentivem muito os alunos...Nem sequer são eficazes a avaliar. É devido a métodos desses que pessoas como a nossa ex-stora de MACS (já que estamos numa de exemplos concretos) foi para professora sem sequer saber se tinha ou não vocação para ensinar.

Mokas disse...

Hoje quando escrevi o meu post não estava no sítio indicado. Voltei a lê-lo e detectei 1001 erros (como as 1001 NOITES. ARGH enfim. Como a Tania reis (AHAH já me lembrei do nome) existem varias professoras. Reparem bem no exemplo concreto: PASCOAL. OS GAYS DAS ARTES... por favor. Aquela escola é um antro de frustrados que não sabem o que querem ser, e para os nossos males não sabes sequer dar aulas nem ser bons professores. Ora, com uma vida medíocre como esta ninguém tem motivos para reclamar por falta de qualquer coisa, ou de direitos ou de salários ou seja lá o que for que se esta a pedir nestas MANIF's (que abreviatura tão paneleirota... mas não pude evitar). O problema dos professores da academia não é esse, é falta de ambição pessoal. MAL SABEM ELES A SELVA QUE E NOS PUBLICOS. Se dessem aulas numa escola como a minha onde só há copias do 50Cent e do eminem, queria ver. cumprimentos

Mokas disse...

so mais uma coisa.. sabiam que de todas as escolas que eu conheco ( nao sao poucas, atençao!) somos a unica que nao tem associaçao de estudantes! será que isto esclarece alguma coisa? hummm..

belard disse...

"Somos"?

Anyway, isso é porque a escola é demasiado pequena. Uma AE na academia seria ridiculo.

Mokas disse...

Não acho nada mas pronto. em relação ao ‘somos’, se quiseres eu corrijo para a tua satisfaçãozinha. EU JA NAO SOU AMSCIANA, POR ISSO JA NAO FAÇO PARTE DO GRUPINHO DE AMIGOS DO BELARD. happy ?

Ju_prsna_bradavica disse...

E uma AE é sempre útil, independentemente do tamanho da escola! Da próxima vez que refilares com a AMSC eu respondo-te "Não sei porque é que refilas, coitadinha da AMSC, é tão pequena que nem pode ter nada que nos faça AGIR! Nós como até andamos cá de borla temos é que calar e comer!"
E não se comecem já a picar. Peace.

Ju_prsna_bradavica disse...

ou comer e calar, enfim PERCEBERAM A IDEIA!

Mokas disse...

EU NAO ESTOU A PICAR NINGUEM... mas é verdade, para alem da academia ser uma tipica escola de pessoas que nao 'admitem' a saida de alunos antes do ensino universitário, é também uma escola sem personalidade. É sempre tudo igual, tudo numa rotina! Como saí da escola, na mentalidade de muitos, ja nao pertenco ao 'circulo restrito' de amigos. enfim..

Mokas disse...

circulo esse que se calhar nunca tive inserida.. ENFIM! TOU FARTA DESTE ASSUNTO.. NAO RESPONDAS SFF!

Grungy Munchy disse...

Erm, é óbvio que os professores da AMSC não fazem greve, eles não são funcionários públicos ._.

Mokas disse...

podem nao ser funcionarios publicos.. mas as regras sao as mesmas. A tal lei de avaliaçao dos professores iria ser de caracter geral. Incluiria qualquer professor, quer do publico, quer do privado. Apesar de nao saber os motivos de toda esta festa, sei que um deles é o que eu mencionei!

belard disse...

Sim, é esse o principal motivo. As regras aplicam-se a todos, claro, mas há professores da AMSC que são funcionários públicos, como os que não são exclusivos da academia. Se esses tivessem feito greve, provavelmente não apareciam lá na escola.

Grungy Munchy disse...

Isso é uma medida do estado, por isso os professores de escolas privadas não vão fazer greve de trabalho em escolas privadas, isso seria estúpido, inútil e arriscado.